A informatica esta interligada ao mundo

sobre as reações intergalaxias!


Bill Gates











Redes Locais (LAN) – sistemas operativos, com o professor Marc de La Cerda

Este foi um módulo em que além da teoria também tivemos muitas aulas praticas em que formatamos e instalamos diversos sistemas operativos. Aprendi que quando instalo uma nova versão do Windows, posso manter a versão anterior do Windows no meu computador. Isto é chamado uma configuração de arranque duplo ou arranque múltiplo.

Antes de começar devo olhar se o disco rígido tem uma partição separada para cada sistema operativo que pretendo instalar, ou que o seu computador tem vários discos rígidos. Caso contrário, terei de reformatar e criar partições no disco rígido ou instalar o novo sistema operativo num disco rígido separado. Além disso, devo ter em conta que a partição ou disco onde planeio instalar a nova versão do Windows está formatada com o sistema de ficheiros NTFS.

Importante

Reformatar e criar partições novas no disco rígido elimina todas as informações nesse disco. Se tiver uma versão anterior do Windows e quiser criar uma partição do seu disco rígido sem o reformatar, utilize software de partição de disco disponível de vários fabricantes. Certos software de partição de disco permitem manter a informação. Antes de instalar o Windows, certifique-se de que desactiva todo o software de antivírus e cria cópias de segurança dos seus ficheiros num disco rígido externo, num CD ou DVD, numa unidade flash USB ou numa pasta de rede. .

sábado

Trabalho sobre NetWare


PRAATEC disponibiliza este POWERT POINT realizado pelo formando Jorge Bernardo para um trabalho do módulo Redes Locais (LAN) – Sistemas Operativos, para isso basta contactar praatec@gmail.com

Sem comentários:

Os recursos habitualmente disponíveis que o sistema operativo gere são:

1. O processador

2. A memória

3. Periféricos, entradas e saída

4. Programas

5. Dados

Sistema operativo pode dividir-se em duas partes

1ª Parte - é carregada para a memória principal (RAM) durante o arranque da máquina, esta encontra-se permanentemente em memória durante o funcionamento do computador, e controla o funcionamento de todos outros programas.


2ª Parte – está contida na memória de acesso directo (DMA) do disco rígido, a partir do qual um programa pode ser chamado á memória principal quando necessário.

Kernel é o NUCLEO do sistema operativo

Todo o processamento relativo a programas em execução é controlado por um conjunto de rotinas designadas por núcleo do S.O. ou Kernel. Estas rotinas residem permanentemente na memória principal de forma permitir uma resposta mais rápida. O núcleo tem como funções principais

1. Dar resposta as interrupções (IRQ)

2. Criar e destruir processos

3. Estabelecer comunicação entre os processos

4. Apoiar as operações e o input e output

5. Gerir a memória principal